Tragédia de Brumadinho completa um mês nesta segunda (25)

Marcelo Cruz

Lu Sudré/Brasil de Fato e Facebook do MAB

MAB e MAM denunciam papel da Vale em crime socioambiental de Brumadinho (MG)

O rompimento da barragem da mineradora no Córrego do Feijão completa um mês nesta segunda-feira (25). MAB publica estudo sobre o o crime: Cartilha-Brumadinho-2019-web

A cidade de Brumadinho, em Minas Gerais, foi coberta por 13 milhões de metros cúbicos de rejeitos / Marcelo Cruz
 
Há um mês, no dia 25 de janeiro, os moradores da cidade de Brumadinho, em Minas Gerais, tornaram-se vítimas de uma das maiores tragédias socioambientais do mundo. O rompimento da barragem da mineradora Vale, no Córrego do Feijão, causou a morte de 176 pessoas. Trabalhadores, mães, pais, filhos e filhas, soterrados pela avalanche de lama tóxica, vítimas de um crime, mais uma vez, protagonizado pela maior mineradora do Brasil. Outras 134 pessoas ainda não foram encontradas.
O BdF na Redação recebeu nesta segunda-feira (25) Márcio Zonta, do Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM) e Ubiratã Dias, do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).
https://www.facebook.com/brasildefato/videos/300464090651310/

Edição: Nina Fideles

 
Filme

? ESTREIA l BRUMADINHO: QUANDO O LUCRO VALE MAIS
1 MÊS DE CRIME! No dia 25 de janeiro de 2018, a Vale comete mais um crime, desta vez em Brumadinho e destrói mais um rio, o Paraopeba, que abastecia mais de 2,3 milhões de pessoas e desagua no Rio São Francisco, para onde segue a lama e a contaminação.
Neste dia o Movimento dos Atingidos por Barragens lança o documentário “Brumadinho: Quando o lucro Vale mais”. Construído pelo movimento, o documentário traz os relatos de dor e denúncia dos atingidos pelo crime, e é dedicado a todas as famílias atingidas de Brumadinho, Minas Gerais e de todo Brasil.

O lançamento acontece ás 19h, ao vivo, na pagina do MAB (MAB.Brasil) e Midia Ninja (MIDIANINJA) no Facebook.
Confira o Teaser:
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2150515445039851&id=241651645926250