PLR 2020 da Elektro, EKCE, EKTT’s, Afluente Transmissão, Narandiba e Potiguar, negociações continuam com os sindicatos

Próxima reunião está agendada para às 9h desta sexta (27) por videoconferência

Divulgação

Nice Bulhões, com informações da Secretaria Geral

Próxima reunião está agendada para às 9h desta sexta (27) por videoconferência
 
Representantes do Sinergia CUT e das empresas Elektro, EKCE, EKTTs, Afluente Transmissão, Narandiba e Potiguar e demais sindicatos se reuniram na última quarta (25), por meio de videoconferência, para tratar sobre a negociação da PLR 2020. As empresas apresentaram apenas a proposta de Objetivos da PLR 2020 com a inclusão de três novos indicadores: IEC (índice de Esforço do Cliente), Redução de Horas Extras e Planos de Resultados (com 39 conjuntos). Inaceitável, segundo os dirigentes sindicais, as empresas quererem que os sindicatos aprovassem sem debater o modelo, valores e formas de pagamento, o que não foi aceito.
É preciso lembrar que as negociações começaram no dia 19. Por isso, as empresas informaram que levaram as considerações dos sindicatos para discussão junto à Diretoria, especialmente com relação à pandemia global do coronavírus. Elas disseram que, neste momento, não é possível avaliar quais serão os impactos da pandemia sobre os resultados, mas que realizam todos os esforços possíveis para fechamento da proposta. Porém, deixaram claro que haverá a possibilidade de rediscutir os Objetivos caso haja grandes impactos nos resultados. Neste sentido, manteve a sua proposta de Objetivos e Metas para PLR 2020. Confira abaixo:

Os Sindicatos informam que esta garantia de rediscussão dos Objetivos deveria ser formalizada junto da proposta apresentada pelas empresas e que a discussão deveria se iniciar sobre itens, como valores, formas de distribuição, melhoria nos valores da antecipação e garantia de recebimento de PLR no ano 2020. Já a negociação quanto aos Objetivos deveria ser feita após a conclusão dos itens citados. As empresas insistiram pela aprovação dos objetivos, uma vez que estes balizam toda a métrica da PLR.
Posicionamento
O Sinergia CUT afirmou que não é possível validar somente os Objetivos de 2020, mas também o modelo, melhora nos valores e na forma de distribuição da PLR 2020, bem como contratar demais exercícios. A entidade sindical relembrou que o Acordo Coletivo prevê que a empresa negocie a PLR 2020 até novembro de 2019 e há a carta compromisso de 18.02.2020, que também trata da negociação dos itens da PLR.
Os sindicatos registraram ainda que não concordam com o indicador de redução de horas extras e estão preocupados com os novos indicadores IEC e Plano de Resultados, considerando que não há histórico destes indicadores. Por isso, reivindicam a manutenção dos Objetivos 2019 com o ajuste das respectivas metas.
Mas, as empresas insistiram que estes indicadores estão sendo aprovados, de maneira alternadas, em todas as empresas do Grupo Neoenergia, e que também precisam ser aprovados nos Conselhos de Administração das companhias, atendendo às regras de governança.
O Sinergia Campinas reiterou que o Acordo Coletivo vigente, cuja a data base é junho, traz o compromisso de negociar a PLR até novembro do ano anterior, sendo que as demais empresas do grupo Neoenergia possuem outra data base (outubro). O modelo de PLR destas empresas, por exemplo, já garante o percentual sobre 100% do EBITDA para os trabalhadores não executivos.
Contraproposta
Diante do impasse das empresas em insistir na aprovação apenas dos Objetivos sem discutir e garantir o pacote da PLR 2020 (Objetivos e metas, formas e valores de distribuição e acordo para no mínimo dois anos), os sindicatos pediram um tempo e apresentaram a contraproposta abaixo:

  • Retirada do objetivo de redução de horas extras, considerando que esta meta deveria ser somente dos gestores;
  • Compromisso da Empresa em registrar em ata as premissas da carta compromisso para rediscutir os objetivos caso a pandemia do coronavírus afete os objetivos pactuados com a empresa;
  • Destinação de 100% da porcentagem do EBTIDA para os trabalhadores não executivos;
  • Garantia do adiantamento da PLR de 2020 até o penúltimo dia útil de julho/20 no valor R$1.800 (mil e oitocentos) mais 30% da remuneração;
  • Retirar a avaliação por área para distribuição do valor variável da PLR;
  • Contratação da PLR no mesmo modelo atual por 2 anos, com a discussão dos objetivos da PLR 2021 até novembro de 2020.

Nova reunião
A empresa informou que irá levar para a sua Diretoria todas as considerações dos dirigentes sindicais. Ficou agendada uma nova reunião às 9h do dia 27/03/20 por videoconferência.
 Coronavírus
O Sinergia CUT cobrou novamente, além das cartas já enviadas sem resposta, quais ações imediatas estão sendo tomadas pelas empresas sobre a pandemia do coronavírus. A resposta obtida dos Recursos Humanos é que já existe um Comitê Interno tomando providência e, que não haveria mais tempo para tratar do assunto porque “pelo adiantado da hora” precisava encerrar a videoconferência. A reunião à distância contribuiu para a resposta “lamentável” das empresas. O Sinergia CUT reiterou que tomará as medidas legais cabíveis diante desta situação para preservar vidas e garantir o Direito de Recusa.
Em tempo: Foram assinados nesta quarta (25) pelo Sinergia Campinas os três Termos Aditivos ao ACT referente a PLR da Elektro/Ekce (2019), Gestores (2019) e das EKTT´s/outras (2018/2019):

  1. ELEKTRO REDES S.A.
  2. EKCE – COMERCIALIZADORA
  3. EKTT 1 SERVIÇOS DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA SPE S.A.
  4. EKTT 2 SERVIÇOS DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA SPE S.A.
  5. EKTT 3 SERVIÇOS DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA SPE S.A
  6. EKTT 4 SERVIÇOS DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA SPE S.A.
  7. EKTT 5 SERVIÇOS DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA SPE S.A.
  8. EKTT 11 SERVIÇOS DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA SPE S.A
  9. EKTT 12-A SERVIÇOS DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA SPE S.A
  10. EKTT 13-A SERVIÇOS DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA SPE S.A.
  11. EKTT 14-A SERVIÇOS DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA SPE S.A.
  12. EKTT 15-A SERVIÇOS DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA SPE S.A.
  13. AFLUENTE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA S.A.
  14. SE NARANDIBA S.A.
  15. POTIGUAR SUL TRANSMISSÃO DE ENERGIA S.A.
  16. ELEKTRO OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO LTDA.
  17. GESTORES

ACT 2019/2023
Quanto ao Acordo Coletivo 2019/2023, o Sinergia Campinas ainda está conferindo o texto enviado pela empresa para assinatura o mais breve possível. Somente na tarde da última sexta-feira (20), os Termos e ACT foram encaminhados para o Sindicato.