Brasil

Fórum Popular da Natureza promove debates em junho sobre questões ambientais

Com apoio da CUT e de diferentes movimentos populares, fórum promoverá 10 dias de diálogos relacionados às crises ambientais e à desigualdade social

Divulgação

Vanessa Ramos - CUT São Paulo

O Fórum Popular da Natureza (FPN), iniciativa permanente que reúne movimentos sociais, coletivos plurais, partidos políticos, grupos periféricos, pesquisadores, povos tradicionais, quilombolas e entidades sindicais, como a CUT, realizará seu lançamento online entre os dias 1º e 10 de junho com oficinas, apresentações artísticas e debates ao vivo.
O objetivo é promover discussões em torno das causas e dos efeitos da degradação ambiental tratando, ao mesmo tempo, da questão da desigualdade social e de ações de resistência popular nesse campo.
Secretária de Meio Ambiente da CUT-SP, Solange Ribeiro ressalta a importância de refletir neste momento a relação da pandemia com o meio ambiente, sobretudo levando em consideração que a natureza e os seres humanos compõem um sistema interconectado.
“Para além da Covid-19, que também é um problema ambiental, outros problemas relacionados ao meio ambiente continuam acontecendo, como as mudanças climáticas e tantos outros crimes causados por grandes empresas que querem passar a boiada e causar imensos danos socioambientais. Temos que ter em mente que a transformação desse sistema precisa ser estrutural e de longo prazo, mas já estamos atrasados nesta mudança política e cultural necessária”, afirma.
Os temas apontados por Solange constarão da agenda do fórum (confira abaixo agenda completa). Em 6 de junho, às 12h, a secretaria de Meio Ambiente da CUT-SP organiza uma apresentação sobre “transição ecológica” e como isso se relaciona à pauta dos trabalhadores e trabalhadoras, debate que contará com a parceria da secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do PT.
As informações sobre os links de cada transmissão ao vivo podem ser acompanhadas no site do Fórum (clique aqui) ou no Facebook (clique aqui)
Confira, a seguir, os dias e horários das agendas promovidas pelo Fórum Popular da Natureza:









Escrito por: Vanessa Ramos – CUT São Paulo