Oficina virtual

Não vai faltar “confiança, motivação, esperança, renovação, conhecimento e união” na CS 2021

A frase resume o encerramento, na tarde deste sábado (19), da Oficina da Campanha Salarial (CA) 2021 do Sinergia CUT. O encontro virtual tratou sobre prioridades e estratégias das negociações salariais dos energéticos do estado de SP em tempos de pandemia

Reprodução

Nice Bulhões

Não vai faltar “confiança, motivação, esperança, renovação, conhecimento e união” na luta em prol dos direitos dos energéticos. Essa é a conclusão dos dirigentes que participaram da Oficina da Campanha Salarial (CA) 2021 do Sinergia CUT, realizada entre esta sexta (19) e este sábado (20). Por conta da pandemia de Covid-19, ela foi realizada excepcionalmente pela plataforma Zoom. Na prática, a CS 2021 já está em pleno vapor. Mas, como fazem todos os anos, os dirigentes se reuniram para fazer a análise da conjuntura geral e apresentar o panorama sobre a situação do setor energético.

As palavras de ordem ao final da oficina virtual foram adicionadas com mais frequência pelos participantes durante a última atividade interativa. Os dirigentes ainda apontaram as dificuldades que devem ser encontradas na negociação com os sindicatos patronais. Houve a participação do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) no primeiro dia. Clique aqui para ver como foi.

A presidente do Sinergia Prudente, Aparecida Elvira Tonetto Zanoni, afirmou ter saído da oficina “renovada”, referindo-se à realização virtual e à troca de experiências entre os participantes. “Vamos poder ir para a mesa como tudo!” Em tom de despedida, já que seu mandato se encerra em julho, o presidente do Sinergia Araraquara, Mario Sergio Zunareli, avaliou que a CS 2021 não será fácil diante de toda a mudança que passa o mundo do trabalho, afetado diretamente pela pandemia. “Por isso, o engajamento de nossas entidades é fundamental.”

Segundo o presidente do Sinergia Mococa, Osvaldo de Jesus Pasotto, o ano de “2020 não foi fácil, mas o de 2021 deverá ser pior”. Mas, acrescentou, que a oficina virtual trouxe uma renovação nos ânimos. “Vamos buscar o que é melhor para a categoria.” Já o presidente do Sinergia São José do Rio Preto, Fábio Lucas Pestile, espera chegar no final deste ano com a “reflexão de que conseguimos mudar para melhor a vida dos trabalhadores por meio de uma boa negociação”. Recentemente eleito, o presidente do Sinergia Gasista, Gilson de Souza, afirmou que “podemos não conseguir tudo o que queremos, mas nunca desanimaremos da luta”.

Sempre na luta!

A organização do evento ficou a cargo da Secretaria Geral do Sinergia CUT, formado por sete sindicatos. “Estamos descobrindo novos rumos e traçando novas ações diante da atual realidade”, avaliou a secretária-geral Cibele Granito Santana.

O presidente do Sinergia Campinas, Claudinei Donizeti Ceccato, lembrou que o Sinergia CUT, além da negociação e contratação coletiva, é muito importante neste momento de luta contra a pandemia, e desejou melhoras aos dois dirigentes acometidos por Covid-19, Sidney Mendes da Silva e Luiz Carlos dos Santos. Ele também lamentou a morte do dirigente Francesco Rotolo, do Sindicato dos Engenheiros de SP, pelo novo coronavírus.

Para o presidente do Sinergia CUT, Carlos Alberto Alves, esse encontro remoto foi importante para se pensar e repensar a luta em prol dos trabalhadores. Agora, os dirigentes se preparam para a Oficina dos Negociadores, a ser realizada em 12 de março. “Estamos nos preparando ainda mais para enfrentar todos os entraves que possam surgir porque mais do que nunca o trabalhador precisa do Sindicato. Nossa luta é coletiva!”

Por Nice Bulhões