Pesquisa mundial

74% dos brasileiros acham que país está no rumo errado. Índice supera média mundia

Pesquisa indica que 74% dos brasileiros estão infelizes com os rumos que o país toma. Na média, os brasileiros estão mais insatisfeitos do que os 27 países pesquisados

Roberto Parizotti

Redação CUT

Os brasileiros estão entre os mais insatisfeitos com os rumos do próprio país em todo o mundo, mostra o  levantamento ‘What Worries the World’ ( ‘O que aborrece o mundo’, em português ), do Instituto Ipsos.  

O levantamento ouviu pessoas de 27 países do mundo sobre questões que as mais preocupam e o grau de satisfação com os rumos de cada Nação. O resultado apontou que 74% dos brasileiros não estão satisfeitos, contra uma média mundial de 64% dos demais países. Ou seja, a grande insatisfação no Brasil é dez pontos percentuais maior do que a média.

Ente os temas que mais preocupam os brasileiros, a Covid-19 foi o maior motivo das respostas: 45%. Em segundo veio o desemprego (34%), seguido de pobreza e desigualdade social (33%); corrupção política e financeira (32%) e crime e violência (27%).

No restante do mundo, a pandemia do novo coronavírus foi citada como o tema mais preocupante pelos entrevistados. Metade (50%) das pessoas dos 27 países acredita que a covid-19 é a questão que mais preocupa.

Apesar do alto índice de brasileiros insatisfeitos com os rumos do país, aparecem ainda mais insatisfeitos  com a direção dada a suas nações, a população do Peru (87%), África do Sul (82%) e Polônia (80%). Por outro lado, o grau de descontentamento é significativamente mais baixo entre os cidadãos da Arábia Saudita (13%), da Índia (32%) e da Austrália (38%).

A pesquisa foi feita de forma on-line e realizada com 19.520 entrevistados, sendo mil brasileiros, com idade entre 16 e 74 anos de 27 países, entre os dias 22 de janeiro e 5 de fevereiro de 2021. A margem de erro para o Brasil é de 3,5 pontos percentuais.

Com informações do Congresso em Foco.

Escrito por: Redação CUT