Covid-19

Em onda mais letal, Brasil ultrapassa EUA em casos diários de Covid-19

Desde a semana passada, o Brasil somou mais mortes de brasileiros por Covid-19 do que os primeiros 72 dias de pandemia no país

Divulgação

Redação CUT

O Brasil enfrenta uma segunda onda de casos e mortes por Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, muito  mais mortal do que a primeira, que foi uma das mais longas do mundo. O número de casos diários é 30% maior do que nos piores momentos da primeira onda, em julho de 2020. Com isso, o país superou os Estados Unidos no total de casos diários confirmados, de acordo com a média móvel de sete dias divulgada pelo consórcio de imprensa.

O Brasil registra uma média diária de 66.869 novos pacientes com a doença, já os Estados Unidos, país mais afetado até então pela pandemia, registra 59.258 novos casos.

O balanço foi feito nesta segunda-feira (8) pelo site Our World in Data, com base em dados da Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos.

De acordo com os dados divulgados, em 24 horas, a média móvel de mortes é de 1.540 por dia, o maior número desde o início da pandemia. O Brasil completa uma sequência de dez dias seguidos com recordes na média móvel de óbitos, segundo dados do consórcio de imprensa.

Com esses números, o Brasil consolida uma segunda onda muito mais mortal do que a primeira. Além dos dez dias de recorde, já são 47 dias consecutivos de média móvel acima de mil óbitos.

Na primeira onda, isso se repetiu por 31 dias seguidos, até os dados entrarem em queda.

Em fevereiro de 2020, a pandemia começou no país e, um ano depois, o aumento de casos e mortes é explosivo. De acordo com os cientistas, o país sente apenas o vento que antecede um novo tsunami.

O número de mortos fala ainda mais alto, houve um aumento de 31,66% em relação ao recorde da primeira onda e a tendência ainda é de crescimento.

Também é a primeira vez desde o início da pandemia que o Brasil registra mil óbitos em 24 horas por uma semana inteira.

Com os números desta segunda-feira (8), o Brasil completa oito dias com tendência de aceleração. Hoje a alta foi de 41% na comparação com 14 dias atrás. As 13 maiores médias móveis de mortes por Covid-19 no Brasil foram verificadas nos últimos 13 dias.

Semanas com mais mortes

Desde a semana passada, o Brasil somou mais mortes de brasileiros por Covid-19 do que os primeiros 72 dias de pandemia no país

Do dia 1º ao último domingo (7), foram 10.482 óbitos pelo coronavírus em todo o Brasil. É a maior marca em uma única semana até agora.

De 26 de fevereiro do ano passado, quando foi confirmado o primeiro caso no país, ao dia 8 de maio daquele ano houve 10.022 mortes.

Acre, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo são os nove estados que tiveram mais mortes em decorrentes da Covid-19 na semana passada.

Todos eles estão com hospitais lotados, alta de casos e filas de espera de pacientes para tratamento da doença.

Estados

Dezenove estados e o Distrito Federal estão com alta na média de mortes. A última vez que o Brasil teve tantas unidades da federação com alta ao mesmo tempo foi em 11 de dezembro, há quase três meses.

Maranhão e Santa Catarina registraram as maiores altas.

Em estabilidade, aparecem cinco estados. E com queda na média de mortes, dois estados: Amazonas e Rio de Janeiro.

 Escrito por: Redação CUT

Com informações de Agências