Prazo de vida

Perdeu o prazo de prova de vida? INSS ampliou os prazos. Confira

Beneficiários com mais de 80 anos e acamados podem fazer a prova de vida de casa

Agência Brasil

Redação CUT

Saiba Mais: Pente fino no auxílio doença e invalidez é mais uma crueldade de Bolsonaro

O aposentado ou pensionista que perdeu a prova de vida marcada para maio ou junho deste ano pode ficar mais tranquilo. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estendeu o calendário que dá um  prazo maior para a realização da prova de vida, inclusive ao beneficiário cuja prova de vida deveria ser feita até julho de 2022.

Segundo o INSS, o recadastramento acontecerá entre janeiro e agosto de 2022, seguindo o novo prazo correspondente à data original em que a fé de vida venceu ou vai vencer.

A comprovação de vida, para a maior parte dos beneficiários, pode ser feita na agência bancária onde ocorre o saque dos pagamentos mensais.

Calendário

O calendário da retomada da exigência da prova de vida não mudou para quem tinha data de vencimento de março de 2020 até abril de 2021.

Veja a tabela divulgada pelo INSS:

Foto: Divulgação/INSS

80 anos + e com dificuldades de locomoção

As pessoas maiores de 80 anos e as que se encontram acamadas, hospitalizadas ou com dificuldade de locomoção podem solicitar prova de vida em casa, por meio da visita de um funcionário do INSS.

Além disso, é possível também cadastrar uma procuração, feita em cartório, nomeando outra pessoa para a receber o benefício e fazer a fé de vida.

Os serviços precisam ser agendados pelo telefone 135 ou realizados inteiramente pela plataforma eletrônica Meu INSS, disponível por aplicativo para celular ou no site.

Escrito por: Redação CUT